Benefícios da leitura

A leitura é um hábito presente no cotidiano de 56% da população brasileira, de acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2015. Este é um número considerável, mas que poderia ser maior. Ler traz inúmeros benefícios a curto e longo prazo, e este hábito deve ser cultivado por pessoas de todas as idades. Hoje nós trouxemos alguns benefícios da leitura.

Favorece a saúde mental

Pesquisas apontam que as pessoas que mantêm o cérebro ativo têm 2,5 vezes menos chances de desenvolver o Alzheimer. Esse estímulo mental é feito não só com a leitura, mas também com outras atividades voltadas para o raciocínio, como o jogo de xadrez.

Reduz o estresse

Nossa rotina muitas vezes é agitada, mas ler pode ajudar a desestressar. Um estudo realizado na Universidade de Sussex descobriu que apenas 6 minutos de leitura pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. O livro tem o poder de nos tirar da realidade e nos transportar para um outro mundo, longe das preocupações imediatas.

Melhora o conhecimento

Pessoas que leem sabem mais coisas e estão abertas a novas ideias. Têm repertório e referências, e estão mais prontas para conversar sobre diversos temas. E, quanto maior o conhecimento, mais fácil é lidar com situações inesperadas da vida.
Além disso, ler também torna as pessoas mais empáticas. A história de diferentes personagens nos coloca frente à problemas e situações que são muito distantes da nossa realidade. Dessa forma, passamos a entender o outro mais facilmente.

Expande o vocabulário e melhora a escrita

Quanto mais lemos, mais rico é o nosso vocabulário. E isso faz bem para a nossa saúde. Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, descobriram que um vocabulário rico atrasa o declínio mental.
Além disso, a capacidade de usar as palavras de forma habilidosa pode ser um ponto positivo na vida profissional, abrindo caminho para um crescimento nessa área.
Da mesma forma, um vocabulário extenso melhora as habilidades de escrita. Pessoas que leem muito absorvem os diferentes estilos utilizados pelos escritores, e são capazes de escrever com maior facilidade.

Melhora a memória, o foco e a concentração

Para acompanhar uma história, é necessário lembrar dos personagens, de suas ações, do contexto e do enredo em geral. Este é um excelente exercício que, como resultado, contribui na capacidade de memorização.
Ler também estimula o foco e a concentração. É impossível seguir com uma leitura sem estar totalmente concentrado nela. Isso vai contra o costume que muitos têm de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Inclusive, este hábito é prejudicial, pois dispersa a atenção e afeta a produtividade.

E estes são só alguns dos benefícios da leitura, entre tantos outros que ela proporciona. Portanto, se isso não faz parte do seu cotidiano, se esforce e traga este hábito para a sua vida.

 

Clique aqui para conhecer nossos livros.

Leia também: Como incentivar o hábito de leitura para crianças?