Saiba como cumprir suas metas para o novo ano

Ano novo, vida nova” é uma frase bem comum de se ouvir e falar quando um ano inicia, e a vontade de mudar nos faz criar várias metas para os próximos 12 meses. O problema é que, as vezes, essas metas não são cumpridas, e o ano termina sem mudanças. Mas hoje nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a tirar seus planos do papel e ter um ano produtivo.

Seja realista

Seja sincero com você mesmo. Todas as suas metas são possíveis de serem cumpridas? Se sim, ótimo; se não, talvez seja melhor rever algumas delas. Por exemplo: você quer reformar toda a casa mas também pretende fazer uma viagem internacional; será que isso vai se encaixar no seu planejamento financeiro ou seria melhor focar em uma dessas coisas e deixar a outra para mais tarde? Ou então, será que vai dar tempo de cumprir todas as metas que você listou, considerando que o ano passa num piscar de olhos? Sendo realista você diminui as chances de deixar alguns planos para trás.

Defina as prioridades e se planeje

Pode ser que agora você tenha muitas metas para tirar do papel mas não sabe por onde começar. A dica é: defina o que é prioridade para você e comece o quanto antes. É interessante dividir um objetivo em várias etapas. Se, por exemplo, a sua meta é correr 5 km todos os dias, se proponha primeiro a sair para caminhar diariamente, defina o melhor lugar e  o horário ideal; depois, comece a correr 1 km, depois 2 km, e assim por diante. Isso irá te deixar mais motivado.

Celebre as pequenas conquistas

Mesmo que sua meta não esteja cumprida, cada passo em direção à ela já é uma vitória. Por isso, se você ainda não chegou lá, celebre o fato de ter começado.

Não desista

Está difícil conseguir concretizar todos os seus planos? Às vezes, situações inesperadas acontecem ou surgem novos objetivos. Talvez seja o momento de fazer uma autorreflexão e rever suas metas. Tudo bem mudar, se necessário. O importante é não desistir daquilo que você sonha e continuar lutando por isso, seja agora ou no ano que vem.

 

 Leita também: Procrastinação: veja algumas dicas de como vencê-la.