Como incentivar o hábito de leitura para crianças?

O hábito da leitura traz uma grande influência positiva para as crianças. Ele colabora na capacidade de interpretação, de expressão de ideias, no estímulo do raciocínio e no desenvolvimento emocional. Porém, é importante que isso não seja uma obrigação, mas sim algo feito pela própria vontade. Mas em um mundo cada vez mais tecnológico, onde as informações aparecem em um clique e há uma infinidade de atrativos, como estimular o interesse da criança pelo livro?

Existem duas coisas que ajudam a despertar o gosto pela leitura: a curiosidade e o exemplo. Por isso, é fundamental que os livros estejam presentes no dia a dia da criança, começando em casa. Ler precisa fazer parte da rotina, primeiro na dos pais e depois na dos filhos. Entretanto, segundo a Unesco, apenas 14% da população tem o costume de ler. Tendo isso em vista, cabe também a escola buscar desenvolver na criança o hábito da leitura.

O contato com os livros pode começar muito cedo. Muitos podem pensar que a criança não precisa deles antes de aprender a ler. Mas, mesmo quando ainda é bebê, ela já se interessa pelas formas, cores e texturas. Assim, ela vai associando o livro a algo bom.

O ouvir também tem grande importância. Se, para os adultos, escutar uma boa história já é prazeroso, para a criança é ainda mais. Isso porque ela tem uma imaginação muito mais fértil que a nossa. Assim, desde muito cedo, o interesse pelas histórias já vai sendo despertado. Mesmo depois de aprender a ler, ainda é importante que a criança ouça histórias contadas por outras pessoas. Isso aprimora a sua capacidade de imaginação.

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e entender o prazer que a leitura proporciona, maior será a chance dela tornar-se um adulto leitor. Por isso, pais e professores tem o papel de serem incentivadores da leitura.

Como incentivar o hábito de leitura para crianças

Leia para uma criança, incentive-a e seja exemplo. Presenteie com livros, leve-a até uma livraria ou biblioteca. Você estará ensinando algo que nunca poderá ser tirado dela, e que contribuirá em várias áreas de sua vida.

 

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”

– Bamberger.

 

Fonte: Artigo “A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança”, por Eliane Fernandes de Castro. Disponível aqui.

Leia também: 5 dicas para fortalecer a relação entre pais e filhos.