Procrastinação: veja algumas dicas de como vencê-la.

Procrastinar: essa palavra é a inimiga de muita gente. A procrastinação faz com que as tarefas importantes sejam adiadas e postas de lado, dando lugar à atividades prazerosas mas, muitas vezes, inúteis. Claro que, as vezes, é preciso deixar de lado algumas coisas e fazer atividades que irão proporcionar descanso físico ou mental. O problema é quando isso se torna um hábito, gerando um estresse desnecessário e afetando o seu bem estar.

Hoje nós trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a não deixar que a procrastinação faça parte da sua rotina.

Se organize:

Listas ou agendas são formas simples e eficientes de visualizar o que você precisa fazer naquele dia, semana ou mês. Especifique cada tarefa e defina um prazo para a realização. Mas seja realista: planeje apenas o que você irá conseguir fazer naquele tempo.

Divida as tarefas:

Passar horas estudando um conteúdo que você não gosta pode ser muito ruim, e você vai querer desistir antes mesmo de começar. Por isso, estipule um tempo máximo para focar neste conteúdo e depois “mude os ares”. O mesmo vale para outras atividades; se forem divididas em pequenos períodos de tempo, a tentação de querer adiá-las será menor.

Fique longe das distrações:

Se você para o que está fazendo para mexer no celular cada vez que chega uma mensagem, vai ser difícil focar nas suas obrigações. Se as redes sociais te atrapalham, desative a internet do celular; se a novela parece interessante, desligue a TV; se tem pessoas ao seu redor conversado alto, vá para um lugar mais tranquilo. Isso irá ajudar muito na sua produtividade.

Crie um sistema de recompensas:

Dê “presentes” para si mesmo ao finalizar uma tarefa. Por exemplo: depois de ler 5 capítulos você pode assistir um episódio da série que está acompanhando; ou pode comer um chocolate depois que terminar de arrumar o quarto. Isso pode ser um motivador poderoso.

Utilize a tecnologia a seu favor:

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a se organizar e a aumentar sua produtividade. Trouxemos alguns que você pode se interessar:

O Wunderlist é um app que te ajuda no planejamento das suas tarefas, sejam elas pequenas ou grandes. Dessa forma é possível listar desde filmes até atividades diárias.

Com o Trello também é possível criar um sistema de organização. Ele funciona através de cartões e listas que permitem adicionar comentários, arquivos, etiquetas, entre outras coisas.

O StayFocused é uma extensão para o navegador do Google que ajuda a aumentar a produtividade, pois limita o uso de sites que geram desperdício de tempo. Você escolhe as páginas que deseja bloquear e, após determinado tempo nesses sites, você fica impedido de entrar neles pelo resto do dia. Assim, você não perde tempo em coisas que não prioridades. Legal, né?

Não se culpe se der errado:

Nem sempre você vai conseguir seguir tudo isso à risca; talvez, as tarefas importantes serão deixadas de lado às vezes. Mas não se culpe! Tente outra vez e não desista, este é um processo que pode levar um tempo.

 

Conhece mais alguma dica que pode ajudar a vencer a procrastinação? Compartilhe com a gente!

 

Leia também: 5 dicas para controlar a ansiedade.