5 dicas para fortalecer a relação entre pais e filhos

  • Aqui estão 5 dicas para fortalecer e desenvolver essa relação.

 

Falar todos os dias

Estabelecer linhas de comunicação já em idade precoce desenvolve a confiança entre pai e filho. Mesmo que seja apenas por alguns momentos a cada dia, o seu filho vai perceber que você está dedicando tempo para conversar com ele. Pergunte a ele sobre o seu dia, seus altos e baixos, seus triunfos e suas falhas. Eu aprecio quando meus filhos sentem que podem conversar com seu pai sobre qualquer coisa.

 

Compartilhar um interesse comum

Quando você tem um hobby ou paixão que você compartilha com seu filho, isso oferece a ambos a oportunidade de estarem um com o outro. Recentemente, um dos meus filhos começou a jogar golfe. Agora, ele e meu marido podem aproveitar o tempo do esporte juntos. Quando a nossa filha mais velha era pequena, meu marido costumava levá-la para pescar. Ela ainda fala com carinho de suas viagens de pesca. Ter um vínculo como esse pode ajudar durante os difíceis anos da adolescência – quando as crianças pensam que os pais não sabem nada.

 

Esteja na encruzilhada

Tivemos um sábio líder congregacional quando nos casamos que aconselhou meu marido a “estar na encruzilhada” durante a vida de nossos filhos. Em outras palavras, não perder os momentos importantes. Assista às apresentações, eventos esportivos e cerimônias de premiação deles. Sempre que um de nossos filhos se apresenta em um palco, ele diz saber sempre onde seu pai está sentado, porque pode ouvir sua risada (é uma risada meio incomum). Saber que seu pai está lá o faz sentir-se bem.

 

Elogiá-los

As crianças precisam saber quando fizeram algo bem para fortalecer a relação. Mostre que você reconhece os esforços e trabalho de seus filhos. Todo mundo quer ouvir coisas boas. Muitas vezes, como pai, você pode se ver apenas como alguém que corrige erros.

 

Ensiná-los

Aproveite o tempo para compartilhar seu conhecimento com os seus filhos. Pode ser tão simples como lavar um carro corretamente ou como construir algo. Meu pai ensinou meu irmão como construir coisas (uma habilidade que ele aprendeu com seu pai, que era carpinteiro). Essa habilidade tem servido meu irmão ao longo dos anos. E ainda hoje meu pai o ajuda com projetos em sua casa.

Adicionar Comentário